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sábado, 2 de julho de 2011

HISTÓRIA DA VIRAGO

Herança (do inglês "Heritage") - é só mencionar esta palavra para um grupo de motociclistas que normalmente o que vêm à mente é Harley Davidson. Agora mencione Yamaha para este mesmo grupo e veja a discussão que vai dar... mas herança é exatamente o que a Yamaha está construindo com a sua linha de estradeiras.
A Virago XV750 surgiu em 1981 e foi a primeira moto estradeira oriunda do Japão dotada de motor tipo V-twin. Após 18 anos, ela ainda é a moto japonesa mais popular naquilo que se tornou uma tradição de estilo norte-americano.
Voltando um pouco mais no tempo, na segunda
metade da década de 70, um novo estilo de moto começava a aparecer no cenário americano - as Custom. Cansados da aparência uniforme das motos japonesas, alguns proprietários começaram a personalizar suas máquinas com guidom alto e curvado, canos de escapamentos cromados, banco de dois andares com encosto para o garupa (sissy bar), garfos dianteiros estendidos, rodas raiadas e pintura de duas cores.
Foi neste nascente período que Ed Burke - gerente de planejamento de produtos da Yamaha nos Estados Unidos - revelou através de pesquisas, que apesar da grande aceitação do visual das "Custom" os pilotos também desejavam a aparência e características de potência das motos equipadas com um motor refrigerado a ar tipo V-twin, mas a um preço melhor.
Burke, trabalhando com o projetista de motores da Yamaha Hap Ueno, encabeçaram e desenvolveram o projeto de uma moto com dois cilindros em "V" (V-twin), com angulo de 75º e cilindro traseiro deslocado para o lado. O novo lay-out proporcionava melhor balanceamento, distribuição de peso e controle de vibração enquanto fornecia mais refrigeração para o cilindro traseiro. Assim em 1981, nascia a Virago XV750, saída inteiramente de nenhum projeto japonês.
A Virago também foi a primeira moto de rua de produção em massa a usar uma suspensão com um único amortecedor traseiro (sistema mono-shock). Outros detalhes no estilo que Burke incorporou mais tarde no projeto foram: transmissões de baixa manutenção, suspensão a ar, rodas de liga de alumínio e, logicamente, várias características de uma custom.
Nos anos seguintes, a Virago passou por uma série de mudanças notáveis. Em 1982 a Yamaha introduziu uma


versão maior da XV750, a Virago XV920, que oferecia uma série de características de luxo como: duplo freio a disco na dianteira, guidom ajustável e instrumentos digitais.
O caçula da família, a Virago XV500, foi lançada em 1983 e tanto a XV 750 quanto a XV920 vieram na versão "Midnight", repleta de detalhes pintados em preto de alto brilho e motor preto com detalhes dourados. Os incômodos "displays" de cristal líquido da XV920 foram substituídos por instrumentos analógicos, mais tradicionais para este estilo de moto.
A maior mudança de design para os modelos XV750 e XV920 foi realizada pela Yamaha em 1984. Os pilotos queriam que suas motos tivessem ainda mais características personalizadas - como mais detalhes cromados e um visual ainda mais Chopper. Por isto, os filtros de ar foram colocados fora do motor e tampas cromadas foram montadas sobre eles.
A suspensão traseira mono-shock foi descartada em favor de dois amortecedores expostos, com molas e corpo cromados em alto brilho que realmente trabalham muito melhor que o mono-shock . Os instrumentos foram aumentados para garantir uma leitura melhor e mais fácil e um tanque no formato de lágrima completou o novo visual das Virago.
Este também foi o primeiro ano que a regulamentação de tarifas de importação começou a atingir as empresas estrangeiras e a Virago XV750 foi reduzida para 699cc na intenção de fugir dessa tarifação. Contrariamente, a Virago XV920 teve seu motor incrementado para 1000cc e um tanque de combustível secundário com cerca de 5,5 litros foi colocado sob o assento para aumentar a pequena capacidade do tanque principal que era de 12,5 litros.
As Viragos permaneceram inalteradas até 1986 quando as XV1000 foram incrementadas para 1063cc e renomeadas para Virago XV1100. O tanque secundário foi eliminado e o tanque principal passou a abrigar 16,6 litros. Neste ano a Viraguinho cresceu para 535cc e, em 1988 a tarifa de importação foi rescindida permitindo o retorno da Virago 750cc.
Além das modificações das pinturas feitas bienalmente, a Yamaha não alterou mais o design das Viragos desde então. E porque deveria?As linhas da família das Virago tem acumulado em seus 18 anos milhares de fãs, que tornaram esta uma das mais populares motos estradeiras da história.

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