Herança (do inglês "Heritage") - é só mencionar esta palavra para um grupo de motociclistas que normalmente o que vêm à mente é Harley Davidson. Agora mencione Yamaha para este mesmo grupo e veja a discussão que vai dar... mas herança é exatamente o que a Yamaha está construindo com a sua linha de estradeiras.
A Virago XV750 surgiu em 1981 e foi a primeira moto estradeira oriunda do Japão dotada de motor tipo V-twin. Após 18 anos, ela ainda é a moto japonesa mais popular naquilo que se tornou uma tradição de estilo norte-americano.
Voltando um pouco mais no tempo, na segunda
metade da década de 70, um novo estilo de moto começava a aparecer no cenário americano - as Custom. Cansados da aparência uniforme das motos japonesas, alguns proprietários começaram a personalizar suas máquinas com guidom alto e curvado, canos de escapamentos cromados, banco de dois andares com encosto para o garupa (sissy bar), garfos dianteiros estendidos, rodas raiadas e pintura de duas cores.
Foi neste nascente período que Ed Burke - gerente de planejamento de produtos da Yamaha nos Estados Unidos - revelou através de pesquisas, que apesar da grande aceitação do visual das "Custom" os pilotos também desejavam a aparência e características de potência das motos equipadas com um motor refrigerado a ar tipo V-twin, mas a um preço melhor.
Burke, trabalhando com o projetista de motores da Yamaha Hap Ueno, encabeçaram e desenvolveram o projeto de uma moto com dois cilindros em "V" (V-twin), com angulo de 75º e cilindro traseiro deslocado para o lado. O novo lay-out proporcionava melhor balanceamento, distribuição de peso e controle de vibração enquanto fornecia mais refrigeração para o cilindro traseiro. Assim em 1981, nascia a Virago XV750, saída inteiramente de nenhum projeto japonês.
A Virago também foi a primeira moto de rua de produção em massa a usar uma suspensão com um único amortecedor traseiro (sistema mono-shock). Outros detalhes no estilo que Burke incorporou mais tarde no projeto foram: transmissões de baixa manutenção, suspensão a ar, rodas de liga de alumínio e, logicamente, várias características de uma custom.
Nos anos seguintes, a Virago passou por uma série de mudanças notáveis. Em 1982 a Yamaha introduziu uma
versão maior da XV750, a Virago XV920, que oferecia uma série de características de luxo como: duplo freio a disco na dianteira, guidom ajustável e instrumentos digitais.
O caçula da família, a Virago XV500, foi lançada em 1983 e tanto a XV 750 quanto a XV920 vieram na versão "Midnight", repleta de detalhes pintados em preto de alto brilho e motor preto com detalhes dourados. Os incômodos "displays" de cristal líquido da XV920 foram substituídos por instrumentos analógicos, mais tradicionais para este estilo de moto.
A maior mudança de design para os modelos XV750 e XV920 foi realizada pela Yamaha em 1984. Os pilotos queriam que suas motos tivessem ainda mais características personalizadas - como mais detalhes cromados e um visual ainda mais Chopper. Por isto, os filtros de ar foram colocados fora do motor e tampas cromadas foram montadas sobre eles.
A suspensão traseira mono-shock foi descartada em favor de dois amortecedores expostos, com molas e corpo cromados em alto brilho que realmente trabalham muito melhor que o mono-shock . Os instrumentos foram aumentados para garantir uma leitura melhor e mais fácil e um tanque no formato de lágrima completou o novo visual das Virago.
Este também foi o primeiro ano que a regulamentação de tarifas de importação começou a atingir as empresas estrangeiras e a Virago XV750 foi reduzida para 699cc na intenção de fugir dessa tarifação. Contrariamente, a Virago XV920 teve seu motor incrementado para 1000cc e um tanque de combustível secundário com cerca de 5,5 litros foi colocado sob o assento para aumentar a pequena capacidade do tanque principal que era de 12,5 litros.
As Viragos permaneceram inalteradas até 1986 quando as XV1000 foram incrementadas para 1063cc e renomeadas para Virago XV1100. O tanque secundário foi eliminado e o tanque principal passou a abrigar 16,6 litros. Neste ano a Viraguinho cresceu para 535cc e, em 1988 a tarifa de importação foi rescindida permitindo o retorno da Virago 750cc.
Além das modificações das pinturas feitas bienalmente, a Yamaha não alterou mais o design das Viragos desde então. E porque deveria?As linhas da família das Virago tem acumulado em seus 18 anos milhares de fãs, que tornaram esta uma das mais populares motos estradeiras da história.
tenho uma 1988, só alegria!!
ResponderExcluir