
Motocicletas e motociclos - Estilos
As fábricas, hoje, estão dando muita ênfase aos estilos Custom, Naked, Super Esportivas, Trail, Funbike e Motonetas, e existem motociclos para todos os gostos e bolsos. Confira as diferenças que existem entre os diversos tipos!
No começo todas as motos eram Custom, quando a moto se tornou um bem de consumo de massa elas começaram a se diferenciar.
As motos Custom eram em grande parte oriundas dos Estados Unidos, com sua estrutura longa e baixa e grande distância entre rodas, eram ótimas para as longas retas americanas, por muitos anos tiveram rabo duro, com molas nos bancos, e após passaram a ter suspensão também na traseira.
Nas motos Custom surgiu o Side Car, que é uma cabine fixada na lateral da Motocicleta e com uma terceira roda, muito comum nas 2 primeiras guerras mundiais.
Como variante da moto com Side Car surgiu o Triciclo, nós aqui no Brasil temos muitos triciclos com motor e mecânica de automóvel, mas no resto do Mundo é mais comum o triciclo com mecânica de Moto, no Peru este veículo é chamado de Motokar e é muito utilizado no serviço de táxi, levando o piloto a frente sentado sobre o motor, 2 passageiros numa poltrona logo atrás e as malas num bagageiro sobre as rodas.
Como variante do estilo Custom o filme Easy Rider lançou a moto Capitão América, com a suspensão dianteira alongada, e sistema de molas expostas, uma moto especializada em longas estradas retas.
Já o estilo Naked ou Estradeiro surgiu na Europa, onde era preciso uma moto que fosse boa de curva para enfrentar as montanhas e estradas cheias de curvas, para isso as motos tiveram sua distância entre rodas encurtada e muitas modificações na motorização para houvesse espaço no quadro, como a incorporação da caixa de marcha ao bloco do motor, neste estilo se encaixa a moto mais vendida do Brasil, a CG 125.
Na trilha das Naked surgiram as Motonetas ou Scooters, são motos para o trabalho e lazer, com rodas pequenas e motores bem pequenos, 50 ou 100 cc, geralmente com maleiros embutidos nos mais diversos lugares, as Scooters fazem tanto sucesso em paises como a Itália, que todas as casas tem a sua, sendo famosas as marcas Vespa e Lambreta.
Da Scooter surgiu uma variante chamada Big Scooter, uma novidade entre nós, mas que promete crescer nos próximos anos, são Scooters com motor grande, 400 cc ou mais.
Depois de muitos anos sem alterações, alguns desportistas resolveram melhorar as motos para que seu desempenho nas pistas fosse superior, isso originou uma série de novos estilos.
As Super Esportivas ou Bikes, onde se busca a máxima economia de peso e altíssima potência para andar em asfalto a mais de 200 km por hora, sendo imprescindível para isso a proteção aerodinâmica com carenagens.
As Off Road, Motocross ou Trail, onde além dos quesitos acima, era preciso uma grande altura do solo e suspensões preparadas para enfrentar saltos e obstáculos do fora de estrada.
Claro que todas motos de competição produzem uma geração de motos de rua, amansadas, mas com o visual e características similares as motos de pista.
Mas para surpresa de muitos, as motos começaram a criar novos estilos não imaginados pelos precussores.
As motos Trail originaram 3 variantes: O Trial, (isso mesmo, só muda as letras de posição) que é uma moto para a superação de obstáculo, com suspensão bem rígida, muito leve e é utilizada para disputas, em que se deve percorrer um trecho com obstáculos naturais ou artificiais sem colocar os pé no chão, os obstáculos são impossíveis para motos normais e a velocidade é no geral muito baixa.
Das motos Trail nasceram as Motard ou Super Motard, que nada mais é que uma Trail com pneus, rodas e freios para asfalto, esta categoria está fazendo furor nas provas de Motovelocidade na Europa e EUA, é a grande novidade este ano no Brasil. Se destaca pela agilidade em circuitos com muitas curvas.
Das motos Trail ainda evoluíram a Super Trail ou Big Trail, oriundas dos grandes Rallys como o Paris Dakar, são grandes motos Trail com grandes motores, especiais para longas viagens, embora atualmente esta categoria esteja desvirtuada, pois estão se misturando características de motos Trail com Super Esportivas, originando motos híbridas, onde a principal qualidade é motos para grandes viagens em Asfalto.
De uma fusão entre as motos Trail e Naked surgiu as Funbikes, ou motos para a diversão, com as boas suspensões das Trail e o bom contorno de curvas das Naked são motos versáteis, mas não de competição, como o nome diz são para a diversão.
Ainda não fizeram todas as motos possíveis, e por isso existe muito espaço para a criação individual, originando motos que nasceram com uma característica mas foram totalmente modificadas e chegam a trocar de categoria, a esta arte chamam de Customização, os donos das Harley Davidson se orgulham de não existir 2 Harleys iguais, por causa da Customização.
Se tu quer saber qual a categoria que tens afinidade, vá a um encontro de motociclistas e comece a reparar nas motos estacionadas, converse com os proprietários, sinta o clima.
Hoje as fábricas estão dando muita ênfase aos estilos Custom, Naked, Super Esportivas, Trail, Funbike e Motonetas, e existem motociclos para todos os gostos e bolsos.
As motos podem ser separadas pelo numero de cilindros, normalmente de 1 a 6, e pela disposição dos mesmos, em linha, em V, em L, Opostos, Horizontais, etc.
Também podemos separar as motos pela cilindrada (volume total deslocado pelos cilindros do motor a cada ciclo), porém o numero de cilindros e a cilindrada não tem ligação direta com o estilo de moto.
Alguns puristas dirão que uma moto para ser Custom tem que ter 2 cilindros e motor em V a 60º, mas as fábricas tem hoje boas motos Custom a venda com várias disposições de cilindros.
O numero de cilindros afeta mais a questão das vibrações da moto, uma moto de 6 ou 4 cilindros é extremamente equilibrada, apresentando pouquíssimas vibrações oriundas do motor, porém são de forma construtiva mais elaborada e cara.
Nas motos modernas de 1 ou 2 cilindros foram introduzidos eixos balanceadores que giram em sentido contrário ao virabrequim , visando minimizar as vibrações, por isso podemos dizer que as motos atuais apresentam baixíssimo nível de vibração independente do número de cilindros
Mas também existe os casos das motos clássicas, onde não podem ser feitas modernizações sobre a pena de alterar uma característica ou vibração marcante do modelo, como é o caso de algumas BMW ou Harley Davidson.
E reparamos que alguns moto clubes estão se especializando em reunir um tipo específico de moto ou estilo, como os moto clubes são movidos pela afinidade e amizade entre os seus integrantes, teoricamente se todos os tem o mesmo estilo de moto terão maior afinidade, o tempo dirá se esta teoria é certa.
Andar em grupo, ou andar sozinho, em 2 ou 3, é pessoal, como tudo no motociclismo, buscamos o equilíbrio pessoal, onde pegamos nossa estrada, a pista, a trilha ou o role pela city para trabalhar ou desestressar, e curtir as alegrias que o esporte com 2 rodas possibilita.
Aquele abraço quebra ossos.
Alexandre Sampaio
As motos que a turma tem aqui em casa:
Alexandre:
CBX750F uma Naked com um pitada de Esportiva
DR400Z uma Trail.
Lorena: (esposa)
TDM225 uma Funbike
Daniel: (primo)
Biz100 uma Scooter
Diego: (primo)
XR250Tornado uma Trail
Fonte:
Alexandre Sampaio
MotoClube Bento Gonçalves
asampaio@encontrosdosul.com.br
Fonte: Alexandre Sampaio
Cidade: Porto Alegre-RS-Brasil
Fotos: Alexandre Sampaio
Publicado: Cris Da Ros e Dai Ruff
Date: 26/10/2000
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